Erês na Umbanda!

"A criança tem no sorriso, o dom de trazer a felicidade a quem a rodeia" Autor desconhecido


27 de Setembro, dia de alegria!        

Hoje vamos falar de uma das datas mais comemoradas na Umbanda: Dia 27 de Setembro, dia consagrado aos Erês. Para a Umbanda, essa é uma das principais datas, afinal, quem hoje faz parte de uma  casa de axé, provavelmente já frequentou assistência em dia de festa. Vamos relembrar o que é Erê e quem são os Santos Católicos São Cosme e São Damião. Desejamos a você uma boa leitura.

 São Cosme e São Damião
Fonte: Imagens da Bahia¹


Um dos santos Católicos mais famosos difundidos por diversas culturas, são os irmãos gêmeos padroeiros dos médicos no qual sincretizam os Erês. Conta a história que após a morte de Doum², o irmão mais novo dos gêmeos, começaram a cuidar das crianças doentes prestando essa ajuda através da caridade sem cobrar nada por isso. Muitas são as histórias por trás desses nomes e muitos milagres são atribuídos a eles mas vamos focar na distinção do sentido das palavras.  

Erê e Ibeji

Os Erês (chamados também de Cosminho, Cosme, Crianças, dois dois), são Entidades crianças que assim como as outras Entidades tiveram uma vida, morreram e hoje vem na lei de Umbanda prestar a caridade nos doando a energia da alegria. Os Erês tem como missão de ser a “língua do Orixá”, isso é, tem como objetivo de trazer as mensagens que os Orixás nos enviam. Por esse dom especial que os Erês carregam, elas podem trazer em seu modo de agir e trabalhar algumas características que podem remeter a algum Orixá estando em seu nome ou modo de trabalho e ainda nos instrumentos de uso. Assim como a maioria das crianças encarnadas, elas são peraltas, adoram doces, bolos (cada um com seu gosto e subjetividade), e comidas salgadas como o prato mais famoso de todos, o caruru. Em nossa doutrina a cor da vela e guia é a cor rosa. Ibeji são energias ligadas diretamente as nações do candomblé mais especificamente ao Orixá Ibeji que remete aos gêmeos que regem a inocência e a pureza.  
     Fonte: Ibeji³
                                                                          

·         Idade dos Erês

Nosso Zelador Pai Quelson de Xangô* elucida sobre a idade dos Erês:

 "O Erê é o espírito de uma criança que pode ter acima dos três anos chegando aproximadamente aos 12 anos. Essa idade tenra é quando começam a falar por terem missão de mentor e trazerem as mensagens dos orixás."

Por isso é comum vermos Erês que chupam chupeta e brincam de boneca ou carrinho e outros Erês aparentam ter uma idade mais elevada pois não se interessam em brinquedos preferindo outras brincadeiras.
Explanando mais sobre os Erês, pai Quelson de Xangô fala sobre os dons:

  “Para quem não sabe, todas as entidades trazem dons.  No caso dos Erês, é o dom da alegria. Então aquele que precisa de um pouco mais de alegria não deixe de ofertar essa entidade!”

Concluímos que temos  que cuidar das nossas crianças, sejam elas carnais ou espirituais, sempre colocando-as no melhor caminho pois tudo nessa vida tem volta. 
Deus em sua infinita bondade e misericórdia sempre nos dá uma segunda, terceira, quarta...chance e todas elas vão começar sempre da mesma forma: sendo criança.
Agradecemos o seu interesse de ter chegado até aqui. Deixe seu comentário e nos siga para receber em primeira mão nossas publicações. Axé!

"As crianças podem mudar o mundo se o mundo aprender com elas" Helgir Girodo

Por: Diran Ferreira

Referências:
¹São Cosme, Damião e Doum roupa vermelha. Imagens Bahia. Disponível em: <https://www.imagensbahia.com.br/cosme-damiao-dounsao-vermel-15cm>. Acesso em: 26/09/2020

²Quem foi Doum: O misterioso irmão de São Cosme e Damião. Raízes Espirituais, 2019. Disponível em <https://www.raizesespirituais.com.br/quem-foi-doum/>. Acesso em: 26/09/2020. 

³T´Ògún, Eduardo, 2017. Ibeji, os Gêmeos da África. Disponível em: <https://medium.com/candomble-para-todos/ibeji-2fac37f87baa>. Acesso em: 26/09/2020.

*Pai Quelson de Xangô. Dirigente da Tenda de Umbanda Caboclo Cobra Coral e Caboclo Folha Verde, 2005. 

Comentários